Tipos de Manutenção

A maioria dos utilizadores só se lembra que o computador precisa de manutenção quando ele avaria. Quando isso acontece procura rapidamente alguém capaz de voltar a por o PC a funcionar. Infelizmente é um exemplo típico de uma Manutenção corretiva, ou seja, a reparação é feita depois de constatada a avaria.

Assim como num carro, os equipamentos de informática também precisam de manutenção periódica, justamente para não ser apanhado de surpresa e ter que sair a correr para encontrar alguém capaz de voltar a por o seu PC a funcionar .


Manutenção Corretiva

Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento avaria ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se procura o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação.

O interessante é que, aparentemente, os equipamentos avariam quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para evitar estas situações, é preciso apostar na Manutenção Preventiva.


Manutenção Preventiva

É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores.

Voltando ao exemplo do carro: não é muito melhor trocar o óleo do motor, a correia de distribuição e as pastilhas dos discos de travagem antes que o motor pare ou que o carro se espatife num muro por falta de travões?

Pois é, num computador, e em qualquer equipamento, é a mesma coisa. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada. Assim o proprietário do equipamento não é apanhado de surpresa.

Os procedimentos da manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.


Manutenção Preditiva

É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes de apresentarem qualquer defeito.

Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma base abreviação de "Maximum Time Between Failures", ou seja "Tempo Máximo de Falhas".

Digamos que os estudos feitos por um fabricante ou empresa especializada indicam que determinado modelo de disco rígido tem a vida útil estimada em 10.000 horas MTBF.

Se ele trabalha 10 horas por dia, isto significa que ele vai durar 1.000 dias ou aproximadamente 3 anos, considerando-se os dias parados. Assim estes HDs devem ser trocados, por medida preditiva, no máximo a cada 3 anos, mesmo que, aparentemente, estejam funcionando bem.

Falando em linguagem popular, seria algo assim: - "Olha, isto está quase a dar o berro, é melhor trocar..." O importante mesmo é reconhecer que o seu equipamento, tal como outra máquina qualquer, precisa de manutenção regular.

Deve contratar um informático que saiba exatamente o que está a fazer e que siga uma metodologia. São muitos os pormenores a ter em conta, por isto é importante ter uma sequência lógica e bem definida.


Conclusões

O ideal é que as empresas possuam um programa de manutenção focado nas intervenções preventivas periódicas, garantindo lubrificação, limpeza, ventilação, arrefecimento e controlo adequados.

Instalar um software de manutenção preventiva pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, tais como:

  • diminuição de custos,
  • maior controlo sobre tempo de atividade,
  • melhor consumo de materiais,
  • centralização de informações,
  • aumento da produtividade,
  • redução de paragens inesperadas,
  • controlo e planeamento da manutenção,
  • entre outros benefícios.

Do que está á espera para fazer a manutenção do seu Computador?

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora